Projeto Erasmus “My city in QR codes”
Ao longo de dois anos, Itália e Bélgica, Castellammare di Stabia e Bruxelas, respetivamente, serão parte integrante do projeto e juntos iremos desenvolver atividades para que os alunos descubram as semelhanças e as diferenças do que é ser Europeu em Portugal, na Bélgica e em Itália.
A ideia do projeto surgiu com o intuito de dar a conhecer à comunidade educativa o patrono que dá nome à nossa escola “Carlos Amarante”. Através da elaboração criativa de vídeos, os alunos do 10º, 11º e 12º ano irão explorar a obra da autoria do arquiteto Carlos Amarante na cidade de Braga, com destaque para o santuário do Bom Jesus do Monte. Seguir-se-á a fase da tradução em Língua Gestual Portuguesa, Francês, Inglês, Espanhol e, por fim, a conversão desses mesmos vídeos em código QR. Pretende-se, assim, divulgar a um máximo de pessoas estes vídeos, dada a ampla generalização dos leitores QR nos smartphones e tablets.
Simultaneamente ao processo de feitura dos diferentes vídeos, haverá um intercâmbio entre alunos da nossa escola e as escolas parceiras em Bruxelas e em Castellammare di Stabia. Estes momentos poderão ser marcantes para os nossos alunos na medida em que desenvolverão um leque de competências multiculturais e permitir-lhes-á ver as semelhanças e as diferenças da nossa herança cultural europeia.
Em novembro decorreu, em Castellammare di Stabia, uma primeira reunião internacional em que os docentes dos vários países se conheceram e traçaram planos para dar início ao projeto. Da Escola Carlos Amarante foram seis docentes de diferentes áreas (Tic, Ana Monteiro; História, Teresa Ribeiro; Inglês, Maria da Luz Miranda; Francês, Gina Meleiro; Espanhol, Luísa Gonçalves e Língua Gestual Portuguesa, António Bandarra). Deste primeiro encontro, guardamos na memória o carinho e a afabilidade com que fomos recebidos.
Em fevereiro será a vez da Escola Carlos Amarante ser anfitriã e de mostrar toda a riqueza arquitetónica, gastronómica e cultural da sua cidade.
Website do Projeto http://myciqr.webnode.pt/
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